Objetivos Gerais

Objetivos Gerais

Criar condições de participação activa das crianças em todas as situações, no sentido de proporcionar o sucesso pessoal e de grupo:

1. Desenvolvendo capacidades táctico-técnicas

Reduzindo o número de praticantes e dimensões dos campos, permite mais interacção, contacto com a bola e consequentemente maior possibilidade de desenvolvimento táctico-técnico.

 

2. Promovendo maior tempo de prática e aprendizagem (TPA)

As crianças estão mais tempo e mais vezes em contacto com a bola, o que permite um maior envolvimento e desenvolvimento secundário das capacidades motoras (condicionais e coordenativas).

 

3. Promovendo a participação activa de todas as crianças

Dificilmente a criança evolui estando “fora” do jogo, é importante que todas tenham a possibilidade de participar de forma activa.

 

4. Banindo a especialização precoce, a criança não é um adulto em ponto pequeno

As crianças ainda estão a aprender a essência do jogo, logo não lhes deve ser atribuída uma posição. É imperativo que as crianças experimentem diferentes posições e contextos de prática.

 

5. Evitando excessiva instrução e orientação táctica

O jogo em espaço reduzido deve ter características simples e as regras devem ser mínimas. O mais importante é encorajar a criança a jogar.

 

6. Promovendo o sucesso

A vitória e o resultado não devem ser enfatizadas. O sucesso nestas idades deve ser aferido tendo como referência os domínios da personalidade, o prazer e conhecimento/capacidade táctico-técnica evidenciada durante a prática.

 

7. Promovendo o interesse e motivação

Muitas crianças podem perder o interesse e concentração jogando 11×11 e até mesmo 7×7, uma vez que a bola e a baliza estão muito longe.

 

8. Facilitando e apelando à tomada de decisão

Devido ao reduzido número de crianças e dimensões dos campos, a tomada de decisão está facilitada. As próprias situações de jogo repetem-se com regularidade (ex. ataque e defesa) o que permite um mais rápido entendimento do jogo.

 

9. Desenvolvendo e consciencializando a criança

A criança não é um adulto em ponto pequeno. O jogo deve estar adaptado as suas características e necessidades. Os jogos em espaços reduzidos ajudam a criança a ter uma maior consciência e conhecimento da globalidade do jogo ao seu próprio ritmo.