O Programa Mini-Futebol tem como missão promover o desenvolvimento do Futebol no concelho de Torres Vedras de forma sustentada com uma Equipa que aposta na Excelência, segundo três grandes eixos de intervenção estratégica:
1 - Educação e Desenvolvimento da Personalidade da criança;
2 - Formação Desportiva;
3 - Promoção da Saúde.
Este programa abraça o conceito de prazer e divertimento como factores essenciais que irão contribuir para a criança desenvolver o gosto pelo Futebol, e permitir que, no futuro e ao longo de toda a sua vida, estas crianças adoptem um estilo de vida activa.
Da investigação realizada no âmbito do Desporto infanto-juvenil, podemos afirmar que a criança aprende, desenvolvesse e diverte-se mais a jogar em espaços reduzidos, integrado em equipas de número reduzido e segundo regras simplificadas. Dimensões apropriadas dos campos, balizas, e bolas aliado a regras e tácticas simples, permitirá o desenvolvimento não só da criança, mas também do próprio jogo.
O Programa Mini-Futebol tendo como base o jogo em espaço reduzido (2x2, 3x3, 5x5 e 7x7) e contextualizado oferece à criança um excitante desafio, promove o seu correcto desenvolvimento e ajuda em última instância a promover a modalidade.
É um facto, que os intervenientes no Futebol infanto-juvenil focalizam-se no resultado do jogo, na conquista de torneios, campeonatos e medalhas, em vez de promoverem o divertimento, a aprendizagem e aferirem o sucesso tendo como referência o desenvolvimento dos diferentes domínios da personalidade (psicomotor, sócio-afectivo e cognitivo). Esta deverá ser a única forma de mobilização do interesse e motivação da criança para a prática desportiva e consequentemente, promover o seu desenvolvimento.
A aplicação deste programa não visa apenas formar e introduzir mais jogadores em campeonatos associativos e federados, mas também ser usado como uma ferramenta para promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
A participação no Futebol trás inúmeros benefícios, quer ao nível familiar quer ao nível da comunidade, cultivando valores sociais e promovendo a união entre pessoas de estratos sociais diferenciados. Pode ser um instrumento de luta contra a descriminação, racismo e sectarismo. Deve constituir-se como alternativa saudável à televisão, aos jogos de computador e agir como inibidor de comportamentos de risco como o consumo de álcool, tabaco e drogas.